fluxo de caixaO fluxo de caixa é uma poderosa ferramenta de controle, que sobre a movimentação e alocação dos recursos financeiros da empresa, objetivam orientar suas as políticas de caixa. É onde são registrados os ingressos e gastos em um determinado período. O acompanhamento da alocação dos gastos que é propiciada por este demonstrativo, permite administração da empresa uma base sólida para dirigir um crescimento sustentável e um consequente aumento da lucratividade.

Para que a administração prepare um fluxo de caixa eficiente é necessário estar atento às seguintes questões operacionais:

– Determinação do período para o fluxo de caixa. Dependendo do tipo do negócio é recomendável controlar o fluxo de caixa por dia, semana, quinzena ou mês. O segredo é não espaçar a atualização por um longo período de tempo porque há o risco de se perder a eficiência do controle. Para ser uma ferramenta de controle financeiro eficiente, o ideal é que o fluxo de caixa seja atualizado todos os dias.

– Identificação das movimentações financeiras periódicas. Separar as receitas e despesas que são periódicas daquelas eventuais ajuda na organização e permite fazer previsões precisas de desembolsos e recebimentos.

– Registro das contas a pagar. Despesas fixas como aluguel, contabilidade e Internet, pagamentos parcelados ou taxas anuais devem ser registrados como contas a pagar dos meses futuros. Isso permite que haja o saldo atual consolidado e o saldo futuro provisionado, ou seja, já considerando as contas que serão pagas. Essa simples medida possibilita um planejamento de curto prazo da empresa.

– Agrupamento de despesas e receitas. Também é útil criar agrupamentos de despesas por meio de centros de custos, ou seja, os locais onde originam as despesas e receitas dentro da empresa (administração, recursos humanos, comercial, produção). Assim, é possível ter o controle de onde se gasta e se recebe e, por meio disso, poder cortar gastos, planejar investimentos, entre outras medidas.

Por fim, importante ressaltar que todas as movimentações financeiras devem estar representadas no fluxo de caixa: ingressos e gastos das mais diversas naturezas. Manter o controle sobre os fluxos de caixa é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa, independente de seu porte.

Como é o controle do fluxo de caixa da sua empresa? Tem alguma dúvida sobre como fazer o controle? Entre em contato conosco!

Moore Brasil